Home Ads

quinta-feira, 9 de julho de 2009

AGOSTO

Acabei de reler este extraordinário romance com pitadas de realidade. Mês de agosto, 1954, morte do Presidente Getúlio Vargas e vidas paralelas e entrelaçadas.
Rubem Fonseca é mestre nisso. Mistura tudo no mesmo caldeirão e a gente depois vê no que dá. Para mim, o personagem principal chama-se Comissário Mattos, um cara comum, cheio de problemas e conflitos, arrogante e autoritário e inacreditavelmente com uma alma boa e crente.
Como muitos livros que leio, este também me deu a sensação de poder ter tido mais páginas, para que todos os núcleos da história se fechassem adequadamente.
Alguns personagens ficaram no ar, sem fechamento. Acabamos o livro com o pensamento: Mas e o que aconteceu com fulano e com beltrano? Sempre fico me perguntando se isso é proposital, para deixar nossa imaginação vaguear junto com o autor, ou se é erro de continuísmo mesmo, ou melhor, de finalização.
De uma forma ou de outra, Agosto vale sempre a pena ser lido e relido. A palavra de Rubem Fonseca é maravilhosa e a literatura brasileira sempre nos deixa com aquela sensação de familiaridade, as ruas, os lugares conhecidos, é fascinante.
Autor: FONSECA, RUBEM
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA
ISBN: 9788535906493
Preço R$ 23,00 (edição de bolso)

2 comentários:

Sylvia Araujo disse...

Eu querooooooooooo! Segura aí, segura!
Depois de acabar de arrastar Saramago, ler Balzac e a Costureirinha, o do Caetano, e o livro de contos que vc me emprestou. Ai, eu não presto, eu não presto...

B. disse...

Tarada.

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *