Home Ads

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Eurídice


Angústia, beleza, ternura, emoção, tristeza-muita-coisa, coração, sentidos, família, sentido-de-família, sedução. Provavelmente com mais tempo eu poderia listar mais umas duzentas palavras que podem perfeitamente traduzir, entrelaçadas e distintamente, o que sentimos ao ler Eurídice.

Raquel de Queiroz disse que amigos do artista, escritores, leitores da época etc, tinham imaginado que José Lins do Rego chegara ao ápice da sua obra no livro anterior, mas, quando Eurídice chegou, seu décimo primeiro romance, viram que estavam redondamente enganados.

Ontem mesmo o indiquei a uma cliente estrangeira que estava querendo conhecer mais da literatura brasileira. E essa é, sem dúvida, brasileiríssima.

Apesar da nordestinidade do autor, ele cria um personagem, que muitos dizem ser autobiográfico, carioca, tijucano e cheio de problemas. Retrata o Rio de Janeiro da época com carinho e perfeição. O livro, dizem e eu concordei, se apega muito mais aos sentidos do que às características locais, como muitos autores brasileiros gostam de escrever. O tom de voz da mãe, o cheiro da irmã, a carranca do pai. Julinho, nosso personagem, vai nos contando sua triste história através dos seus sentidos. Não sabemos muito nem como são fisicamente seus personagens e muito menos como é o lugar em que vive.
Obra-prima, certamente!
Terminei o livro provavelmente um dia após tê-lo colocado no prelo, mas ainda não havia tido tempo para postar.

Autor: REGO, JOSE LINS DO
Editora: JOSE OLYMPIO
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA
ISBN: 9788503004879
Preço: R$ 21,00

6 comentários:

Sylvia Araujo disse...

É deslumbrante, sem dúvida!

Palavralida disse...

Gostô muito, Sia?? Sabiiiia!

Roberta Fraga disse...

Vou parar de vir aqui! rs
A minha lista só aumenta!

Palavralida disse...

rsrsrsrs É terrível, né? Esse negócio de livro é um troço sério! Vicia a gente! Beijos, querida!

Eduardo Passos disse...

Confesso que não conheço esse, mas quando você escreveu sobre livro-apresentação do Brasil, pensei em Capitães da Areia.

Palavralida disse...

Ah, querido, Capitães de Areia é o máximo tb... Adoro! Taí, vou reler pra postar aqui. Beijo e muita saudade

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *