segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Duas Narrativas Fantásticas

Feliz ano novo, gente!
Acho que começo super bem, mas sou suspeitíssima, pois, para mim, o cara é gênio!

Este precioso livrinho contém dois contos realmente fantásticos! Eles foram publicados na época, entre 1876 e 1881, no "Diário do Escritor".

O primeiro conto, "A Dócil", fala de um casal da época, que teve o casamento praticamente arranjado (por parte dele, no caso) e a reviravolta que acontece quando sua esposa se suicida. O conto é todo preenchido por recordações desse marido desesperado, tentando encontrar os motivos pelos quais ela cometeu tal ato. Maravilhoso, sensível e profundo.

O outro conto chama-se 'O sonho de um homem ridículo' e mais do que 'fantástico', é vanguardista, moderno, absolutamente à frente do próprio tempo. Nosso personagem, que é taxado pelos conhecidos de 'ridículo', resolve se matar. No dia marcado por ele mesmo, acaba dormindo pensando em sua vida, em frente ao próprio revólver. E aí ele tem um sonho que considera real, onde conhece um planeta onde a vida é ainda regida pelo paraíso, a comunhão com a natureza e seus semelhantes. Tudo muda a partir daí. Esse "sonho de Dostoiévski" é sem dúvida um dos maiores da literatura russa ou até mesmo mundial.

Autor: DOSTOIEVSKI, FIODOR
Editora: EDITORA 34
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA
Preço: 29,00
ISBN: 9788573262711
Postar um comentário