Home Ads

sexta-feira, 19 de março de 2010

O velho e o mar

Monólogo ocorrido em pleno mar, numa canoa velha e gasta, como o próprio velho. Você sofre as dores dele, ele mesmo não se dando conta da aventura a que se lançou, sozinho.
Santiago, o velho, doce, puro, daqueles que enxergam a vida pelo seu lado mais belo.
Ele tinha um acompanhante, bem jovem, que foi proibido por seus pais de assistir o velho ao mar, também por motivo de pobreza, já que o velho estava passando por períodos de má sorte, sem conseguir trazer à beira nenhum peixe.
Ficamos com a sensação de "ah, se os pais do menino-jovem não tivessem feito essa proibição, se eles não o obrigassem a procurar outro pescador experiente para servir de assistente... ah, como eles são egoístas, tirando a única companhia do velho, que tanto já serviu a aldeia, etc.", mas logo percebemos que não é nada disso, que a necessidade tem dessas coisas, que não adianta julgar ninguém a partir de nosso próprio ponto de vista.
Milhares de lições. Todas com obrigação de serem refletidas, pelo menos.

Autor: HEMINGWAY, ERNEST
Tradutor: FERRO, FERNANDO DE CASTRO
Editora: BERTRAND BRASIL
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES
ISBN: 9788528607598
Preço: 31,00

3 comentários:

Sylvia Araujo disse...

Esse é dos meus preferidos. Daquelas pérolas cheias de impurezas que você vai limpando aos poucos e, quando acaba, não consegue nem olhar, de tanto que brilha.

Tanta coisa nova por aqui... por onde eu andei?

Te amo

Moisés de Carvalho disse...

li esse livro a 15 anos atrás . li de novo no meio dessa semana...e sempre o recomendo com fervor...!
impossivel esquece-lo...!

beijo grande pra voce , querida amiga!

Palavralida disse...

Eu já estava sentindo falta dos seus comentários, Sia! Minha Marlinda!

É verdade, Moisés. Acho que foi mais ou menos por aí a primeira vez que o li também, talvez um pouco menos. Ele é tão envolvente e bem escrito. Não dá mesmo pra não recomendar!
Bjs,

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *