quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ilha do Medo - Originalmente Paciente 67

Li este livro há alguns anos, em uma época totalmente vi-ci-a-da em bons temas policiais. Até cheguei a postar aqui, apesar de não tê-lo em mãos na época.
Trabalhava em uma livraria maravilhosa e podia pegar qualquer livro como empréstimo; resultado: devorei praticamente a livraria inteira!
Com o lançamento do filme, que aliás verei de qual-quer-ma-nei-ra, peguei novamente para ler. Comecei ontem e terminei hoje. É claro que o impacto não houve, mas por outro lado, pude visualizar todas as entrelinhas. E QUE entrelinhas! Como todo bom livro, que sempre é bom lermos mais de uma vez, para que as entrelinhas nos saltem aos olhos, este não poderia ser diferente. Agora sim, irei ao cinema com olhos de leitora. Adoro!!!
Dennis Lehane se superou em Ilha do Medo. Espero sinceramente que Martim Scorcese tenha superado igualmente as expectativas.
Mega-recomendo-pra-caramba!

Trechinho:
"A simpatia é o luxo dos que ainda acreditam na verdade essencial das coisas. Na pureza das cerquinhas brancas em torno das casas de família."

Quarta capa:
"No verão de 1954, o xerife Teddy Daniels chega a Shutter Island com seu novo parceiro Chuck Aule. A dupla deverá investigar a fuga de uma interna do Hospital Psiquiátrico Aschecliffe, reservado a pacientes criminosos. Sem deixar vestígios, a assassina Rachel Solando, escapou descalça de um quarto vigiado e trancado à chave. No entanto, os médicos, funcionários e enfermeiras da instituição não parecem dispostos a colaborar com a investigação. E as mentiras vêm diretamente do enigmático médico-chefe do hospital.
O desaparecimento de Rachel traz à tona uma série de suspeitas sobre o hospital: com suas cercas eletrificadas e guardas armados, talvez não seja apenas mais um sanatório para criminosos. Surgem rumores de que uma abordagem radical e violenta de psiquiatria seria lá praticada - as suspeitas incluem desde terríveis experiências com drogas e cirurgias alternativas, até o desenvolvimento de instrumentos a serem usados na Guerra Fria. Enquanto isso, um furacão se aproxima da ilha, precipitando uma revolta entre os presos. Quanto mais perto da verdade Teddy e Chuck chegam, mais enganosa ela se torna."

Autor: LEHANE, DENNIS
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - FICÇÃO POLICIAL
ISBN: 9788535916256
Preço: 34,00




Postar um comentário