Home Ads

terça-feira, 6 de abril de 2010

O Último Suspiro do Mouro

Terminei. Maravilhoso, como me lembrava ter sido há alguns anos. Uma prévia:


"Em 1988 o aiatolá Khomeini condenou Salman Rushdie, autor, à morte por ter escrito um livro que desagradou aos fundamentalistas islâmicos, chamado Os versos satânicos. A resposta do autor foi este romance - uma defesa contundente das virtudes do pluralismo e da tolerância, em oposição às pretensas verdades únicas e excludentes. Uma história, que começa no sul da Índia, no tempo em que a independência ainda era um sonho distante, passa pela Bombaim feérica dos anos 80 e 90 e termina no sul da Espanha, à sombra do Alhambra. Uma história, narrada por um herói picaresco em cujas veias corre sangue português, judeu, árabe e indiano, afirmação viva do indivíduo que escapa às classificações estreitas de todos os sectarismos nacionalistas, étnicos e religiosos."


Uma saga familiar. Uma família marcada por todo tipo de emoções e contradições que se pode haver. E tudo tirado do armário pelo Mouro. Ele remonta sua árvore através do tempo de sua bisavó e conta para o mundo sua vida louca e sã, acelerada pela doença, cheia de pensamentos e conclusões e dúvidas e amores.


"Muito bem: vou descansar, e esperar pela paz. O mundo está cheio de pessoas adormecidas aguardando a hora de voltar: Arthur dorme em Avalon, Barba-Roxa em sua caverna. Finn MacCool dorme nos morros da Irlanda, e o verme Ouroboros no fundo do mar. Os ancestrais da Austrália, os wandjina, descansam debaixo da terra, e em algum lugar, num emaranhado de arbustos espinhentos, uma bela adormecida aguarda o beijo de um príncipe dentro da um caixão de vidro. Vejam: eis meu frasco. Vou beber um pouco de vinho; em seguida, como um Rip von Winkle moderno, vou me deitar sobre esta pedra talhada, encontrar a cabeça debaixo destas letras, R I P, e fechar os olhos, seguindo o velho hábito de nossa família de adormecer em momentos difíceis, com a esperança de despertar, renovado e feliz, num tempo melhor."


Maravilhoso. Mas também, infelizmente, esgotado.


Autor: RUSHDIE, SALMAN
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Assunto: 
LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES

Nenhum comentário:

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *