Home Ads

terça-feira, 27 de abril de 2010

Saudades da Guanabara

Mais um pouquinho de palavracantada. Hoje ouvi esta música e pela milésima vez me emocionei com a poesia dos mestres. Eles conseguem fazer uma ode ao Rio de Janeiro de um jeito que jamais ouvi.


Saudades da Guanabara
Composição: Moacyr Luz, Aldir Blanc e Paulo César Pinheiro

Eu sei
Que o meu peito é lona armada
Nostalgia não paga entrada
Circo vive é de ilusão (eu sei...)

Chorei
Com saudades da Guanabara
Refulgindo de estrelas claras
Longe dessa devastação (...e então)

Armei
Pic-nic na Mesa do Imperador
E na Vista Chinesa solucei de dor
Pelos crimes que rolam contra a liberdade

Reguei
O Salgueiro pra muda pegar outro alento
Plantei novos brotos no Engenho de Dentro
Pra alma não se atrofiar (Brasil)

Brasil, tua cara ainda é o Rio de Janeiro
Três por quatro da foto e o teu corpo inteiro
Precisa se regenerar

Eu sei
Que a cidade hoje está mudada
Santa Cruz, Zona Sul, Baixada
Vala negra no coração

Chorei
Com saudades da Guanabara
Da Lagoa de águas claras
Fui tomado de compaixão (...e então)

Passei
Pelas praias da Ilha do Governador
E subi São Conrado até o Redentor
Lá no morro Encantado eu pedi piedade

Plantei
Ramos de Laranjeiras foi meu juramento
No Flamengo, Catete, na Lapa e no Centro
Pois é pra gente respirar (Brasil)

Brasil
Tira as flechas do peito do meu Padroeiro
Que São Sebastião do Rio de Janeiro
Ainda pode se salvar

11 comentários:

Anônimo disse...

Renatinha, gosto demais desse samba e desses mestres ;)

não conheço a sua cidade mas eles falam dela de uma forma tão profunda que é como estar ai =)

li há alguns meses A letra Brasileira, biografia sobre o Paulo C. Pinheiro, não sei se já leu,fica uma dica ;)

é um livro muito bacana, revela um Brasil através da obra dele

beijos,
Ge.

Palavralida disse...

Essa música é maravilhosa, Geraldo! Já estive com esse livro nas mãos, mas só dei uma folheada. Imagino a joia que deve ser!

Ilaine disse...

Oi, Renata. Em suas mãos todas as palavras parecem que são especiais.No momento a palavracantada. "saudade" é uma que está sempre ativa em meus dias. Ela é linda, sem dúvida, mas muitas vezes dá um tantão de trabalho... Saudades do Brasil!
Beijo

Palavralida disse...

Puxa, Ilaine, muito obrigada pelas suas palavras, elas que são especiais. Saudade é uma palavra única, realmente, e só existe na nossa língua. Apareça sempre que quiser, querida. Bjs,

Paz!!!Luara no Reino!!! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Palavralida disse...

Olá! Sim, é uma linda canção, melhor, é um lindo samba! Tem um link para o vídeo logo no início do post. Sim, sou carioca e essa música sempre me emociona. Bjs,

Paz!!!Luara no Reino!!! disse...

ah...brigada por respondido!:D eu apaguei o post pq eu achei óbvia demais a minha pergunta,e esqueci de fazer o mechan
http://www.prosperarteonline.blogspot.com/
rsrs
brigadão!Também sou carioca!suburbana ainda por cima!

Palavralida disse...

Olá, querida! Já visitei seu blog e adorei! Já estou te seguindo. Não deixe de ver o video, tenho certeza que vai gostar. Bjs,

JPM disse...

Olá,
A saudade não é só da Guanabara, mas de tudo que tínhamos - com todas as deficiências - e que hoje... onde não passa ao vivo e com vermelho escarlate algum filme de bang-bang?

É o progresso, maldito progresso!

Saúde e felicidade.
João Pedro Metz

Éverton Vidal Azevedo disse...

Poxa, eu nao conheço, mas adorei rs.

Brasil Desnudo disse...

REALMENTE A MÚSICA É LINDA!

E ainda mais com a participação de Blanc...

Renata!
Ja que vc é uma compulsiva leitora, dê uma passada no meu blog e leia o texto que postei sobre Book"LIVRO"
Muito interessante o védeo e o post que coloquei sobre o vídeo.

BJS e um abraço para a vizinha CARIOCA

MARCIO RJ

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *