Home Ads

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Lembranças de um CAP e um mega obrigada!

Outro dia, em casa, em uma das tantas conversas literárias em família, discutíamos o motivo pelo qual as crianças e os jovens desta geração não têm mais o hábito / prazer da leitura.
Me vi falando sobre falta de incentivo desde a alfabetização e me lembrei do meu querido CAP/UERJ, escola que me formou leitora, com toda certeza.
É verdade que tinha em casa um irmão mais velho absolutamente apaixonado pelos livros, e, por conta disso, um belo acervo infanto-juvenil. Diz ele que quando eu era muito pequena, gostava de pegar seus livros para fazer rabiscos, mas acredito ser intriga da oposição.
Minha memória de infância é muito limitada, mas guardo dentro de mim a sensação de alegria intensa quando, em nosso colégio, anunciavam alguma feira de livros. Imaginem, crianças de 6 ou 7 anos, esperando ansiosamente e pedindo fervorosamente aos pais um pouquinho de dinheiro para trazer alguns daqueles tesouros para casa.
Lembro-me de que meu maior desejo (e o desejo ainda permanece), era ter em casa a coleção completa de Lygia Bojunga Nunes, em seus Sofás Estampados, suas Bolsas Amarelas e suas Cordas Bambas. E a Casa da Madrinha? Que delícia! Os guardaria - como a cena de Bisa Bia, Bisa Bel (Ana Maria Machado) - em uma caixadentrodeumacaixadentrodeumacaixa no fundo do mar, como um tesouro querido, mergulhando a cada vontade de pescá-los e saboreá-los.
Vejo meus filhos-leitores hoje e sei que o incentivo é puramente familiar, não escolar. Eles passaram a vida me vendo feliz da vida quando estava com um livro em mãos e isso aguçou sua curiosidade, acredito.
Obrigada, querida Tia Leila, que nos conduziu ao mágico mundo da literatura.
Sei que pouquíssimas crianças tiveram a mesma oportunidade, a mesma educação literária que nós.
Um beijo,

3 comentários:

AC disse...

A paixão pelos livros tem que ser cultivada, ela não surge por acaso. Ainda mais num tempo em que as crianças têm tanto por onde dedicar a sua atenção. Mas que é uma luta que vale a pena, ai isso é!

Beijo

Sylvia Araujo disse...

Ô delícia de texto, de lembranças, de homenagem!
Benditas sejam as Tias Leilas, e benditas nós, as mães chatas, que incentivam todos os dias os filhos a mergulharem profundo no mundo dos livros!

Te amo!

Palavralida disse...

É verdade, queridos... Por causa de tudo isso, tenho uma visão romântica do início de tudo... Hoje sei que não suportaria viver sem minha leitura por causa do incentivo maravilhoso que recebi.
Beijos!

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *