domingo, 15 de agosto de 2010

O estranho caso do cachorro morto


Um belo dia, há alguns anos, a mulher de um amigo faria uma festa de aniversário. Não a conhecia bem, não sabia do que gostava, mas queria comprar-lhe um presente.
É claro que levei um livro! Conversei com uma amiga da livraria, expliquei a situação e disse por alto o perfil da pessoa:
- Bem, ela é psicóloga e trabalha com crianças / adolescentes especiais em uma escola pública.
Era o máximo de informação que tinha.
Minha amiga recomendou "O estranho caso do cachorro morto". Disse que ela adoraria. Desconfiando do título, fui atrás do livro e pela sinopse também me apaixonei. Ele conta a história de um adolescente com um tipo de autismo, sob sua perspectiva. O menino como narrador principal. Na hora fiquei eufórica e comprei o presente super feliz de ter acertado em cheio.
Quando cheguei ao aniversário e entreguei o presente, ela agradeceu educadamente. Mais tarde me diria que não sabia o que dizer, pois não tinha o hábito de ler, não gostava de literatura e achou estranhíssimo eu, que mal a conhecia, resolver dar um presente tão pessoal.
Resultado: por curiosidade e também para depois me dar um feedback, ela pegou o livro. E só o largou na última página, de tão encantada.
Hoje ela é mais uma ávida leitora, adquiriu o hábito e volta e meia trocamos livros, impressões, opiniões.
O estranho livro transformou mais uma pessoa. Tem coisa melhor?

Sinopse:
Criado entre professores especializados e pais que definitivamente não sabem lidar com suas necessidades especiais, Christopher Boone tem 15 anos e sofre do mal de Asperger's, uma forma de autismo. Adora listas, padrões e verdades absolutas. Odeia amarelo e marrom e, acima de tudo, odeia ser tocado por alguém. Christopher nunca foi muito além de seu próprio mundo, não consegue mentir nem entende metáforas ou piadas. É também incapaz de interpretar a mais simples expressão facial de qualquer pessoa. Um dia, Christopher encontra o cachorro da vizinha morto no jardim, é acusado do assassinato e preso. Depois de uma noite na cadeia, decide descobrir quem matou Wellington, o cachorro, e escreve um livro, relatando suas investigações. 






ISBN: 9788501066251 
Preço: 37,90
Postar um comentário