terça-feira, 22 de março de 2011

A solidão dos números primos

"Mattia tinha estudado que entre os números primos existem alguns ainda mais especiais. Os matemáticos os chamam de primos gêmeos: são casais de números primos que estão lado a lado, ou melhor, quase vizinhos, porque entre eles sempre há um número par, que os impede de tocar-se verdadeiramente.
Mattia achava que ele e Alice eram assim, dois primos gêmeos sós e perdidos, próximos, mas não o bastante para se tocar de verdade."

Mattia é um gênio da matemática, rapaz absolutamente solitário. Sua irmã gêmea, Michela, é autista, de quem Mattia se envergonha imensamente. Uma vez, na infância, a caminho de uma festa, Mattia deixa Michela num parque para não passar por constrangimentos no aniversário do amigo. Sua irmã desaparece e ele carrega no peito a culpa para o resto da vida.
Alice é uma menina com distúrbio alimentar grave. Quando pequena sofre um acidente na neve que deixa uma de suas pernas imóvel permanentemente.
Suas vidas seguem solitariamente unidas, se é que isso é possível. O amor que os une é o mesmo que os afasta, por causa da solidão que os permeia.
Um belo e triste livro.

Autor: GIORDANO, PAOLO
Tradutor: FIGUEIREDO, Y. A.
Editora: ROCCO
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES
Postar um comentário