Home Ads

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ensaio sobre a cegueira

Lembro-me perfeitamente do dia. Queria um livro forte, que me arrebatasse. Uma amiga indicou-me Saramago (minha amada Bernarda Maia). Passei da primeira à última página absolutamente sem ar. Um dos livros mais fascinantes da minha vida.


Na contracapa, a melhor explicação da metáfora: 'O Ensaio sobre a cegueira' é a fantasia de um autor que nos faz lembrar 'a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam'. 


É a genialidade desta metáfora que faz o livro ser o que é. Como ser o único ser humano lúcido, quando toda a humanidade está cega?
A estrutura da escrita de Saramago ajuda no comprometimento da respiração. Ele escreve como precisamos ouvir. É como alguém contando uma história em seus ouvidos.
O fato de nenhum personagem possuir nome próprio é outra prova de mestria. A mulher do médico é nossa heroína, a única a ter visão da degradação humana. A treva branca que atinge toda a humanidade leva o mundo ao caos, ao fundo do poço, à aterradora realidade de até aonde pode chegar alguém. 
Indicação das melhores, Ensaio sobre a cegueira tem o poder de nos dar um pouco de visão do mundo e agradecer diariamente se tivermos em nossa vida uma "mulher do médico".


Editora: COMPANHIA DAS LETRAS 
Autor: SARAMAGO, JOSE
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES
ISBN: 9788571644953
Preço: 46,50

2 comentários:

Roberta Fraga disse...

É o meu escritor predileto. Planejava ir à Espanha conhecê-lo, mas tardei. É o meu livro predileto. Que bom vê-lo aqui.
Abraço.

Palavralida disse...

Oi, querida!! É o meu também. Você leu Ensaio sobre a lucidez? Outra pérola!! Um beijo,

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *