Home Ads

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O apanhador no campo de centeio


O livro foi o primeiro do gênero adolescente, feito para eles. Foi o primeiro a narrar, na primeira pessoa, as angústias e dúvidas que nos atingem nessa fase. Foi o pioneiro desbravador da alma que adolesce.

Holden Caulfield é um rapaz de 16 anos muito atormentado, que volta à casa dos pais num fim de semana para dar a terrível notícia de que havia tomado bomba em quase todas as matérias. É uma leitura introspectiva, já que fala a maior parte do tempo sobre os pensamentos do menino. Ele não sabe o que quer fazer da vida, a não ser viajar para longe de casa e descobrir o que é viver de fato. O que o prende é sua irmã caçula, uma doce menina apaixonada pelo irmão. Toda a sua falsa insensibilidade vai por água abaixo quando está perto da irmãzinha.

Este livro ganhou projeção mundial por causa de uma triste notícia: Mark Chapman, assassino de John Lennon, foi encontrado logo após a morte do artista o lendo. Isso fez com que algumas correntes alegassem ser o livro um gatilho mental para futuros assassinos.

Bem, certamente isso tornou seu autor um dos mais famosos do mundo, mas quem leu o livro viu apenas uma história adolescente. Da maneira como ele foi lido no planeta, já teríamos implodido, provavelmente.
Autor: SALINGER, J. D. 
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES
ISBN: 9788587575012
Preço: 59,90

3 comentários:

Vanessa Souza disse...

Ah, esse eu li!

Palavralida disse...

Muito bom, é, Vanessa? Beijos, querida!

sofia disse...

Li o livro em um dia e só consegui pensar que o Holden tem um certo medo de crescer, e tudo que ele quer o livro todo é voltar para casa. Não precisa ser a casa dele, literalmente, mas algum lugar em que tenha pessoas que gostem dele de verdade. Ele fala muito da irmã, do Allie e da Jane, mas só poderia encontrar com a irmã na quarta-feira, não pode falar com a Jane e seu irmão morreu. E ele raramente fala sobre o que realmente quer falar, por mais introspectivo que o livro seja. Por exemplo, a morte do Allie. O Holden sofre tanto com isso e ainda assim passa mais tempo falando sobre os patos no lago congelado. Ele basicamente se sente sozinho o tempo todo, e quanto mais penso sobre mais triste acabo ficando.

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *