quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O apanhador no campo de centeio


O livro foi o primeiro do gênero adolescente, feito para eles. Foi o primeiro a narrar, na primeira pessoa, as angústias e dúvidas que nos atingem nessa fase. Foi o pioneiro desbravador da alma que adolesce.

Holden Caulfield é um rapaz de 16 anos muito atormentado, que volta à casa dos pais num fim de semana para dar a terrível notícia de que havia tomado bomba em quase todas as matérias. É uma leitura introspectiva, já que fala a maior parte do tempo sobre os pensamentos do menino. Ele não sabe o que quer fazer da vida, a não ser viajar para longe de casa e descobrir o que é viver de fato. O que o prende é sua irmã caçula, uma doce menina apaixonada pelo irmão. Toda a sua falsa insensibilidade vai por água abaixo quando está perto da irmãzinha.

Este livro ganhou projeção mundial por causa de uma triste notícia: Mark Chapman, assassino de John Lennon, foi encontrado logo após a morte do artista o lendo. Isso fez com que algumas correntes alegassem ser o livro um gatilho mental para futuros assassinos.

Bem, certamente isso tornou seu autor um dos mais famosos do mundo, mas quem leu o livro viu apenas uma história adolescente. Da maneira como ele foi lido no planeta, já teríamos implodido, provavelmente.
Autor: SALINGER, J. D. 
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES
ISBN: 9788587575012
Preço: 59,90

Postar um comentário