Home Ads

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Comer, rezar, amar


Três etapas de um longo e tortuoso processo de autoconhecimento. A escritora Elizabeth Gilbert conta neste livro como vivenciou o plano do que achava ser a essência do ser humano: prazer, religião e amor.

Apesar de o tema central ser a depressão e a luta da autora para sair dela, a leitura é bem leve. Aos 34 anos, depois de um divórcio de puro litígio e um amor fracassado, ela planeja uma longa viagem de um ano pela Itália, Índia e Indonésia, preparando-se para passar quatro meses em cada país.

Na Itália entrega-se aos prazeres gastronômicos, faz amigos e vive livremente. Após quatro meses e com dez quilos a mais, parte para uma cidade no interior da Índia e se interna no ashram (eremitério hindu) de sua Guru espiritual, para viver intensamente a prática da meditação e o encontro com Deus. Por fim, parte para a Indonésia, Bali, para encontrar um xamã (sacerdote ou sacerdotisa do xamanismo que entra em transe durante rituais xamânicos, manifestando poderes sobrenaturais e invocando espíritos da natureza, chamando-os a si e incorporando-os em si) que havia conhecido há quatro anos, em sua primeira viagem a Bali. É lá que ela encontra o amor leve e tranquilo que tanto desejou.

Alguns trechos:
“Um conselho: tente não desmoronar o tempo todo ou então isso se torna um hábito.”

“Estou sozinha, inteiramente sozinha, completamente sozinha.
Ao absorver essa realidade, largo minha bolsa, caio de joelhos e encosto a testa no chão. Ali, ofereço ao universo uma fervorosa oração de agradecimento.
Primeiro, em inglês.
Em seguida, em italiano.
E então – só para ter certeza – em sânscrito.”
"As pessoas acham que alma gêmea é o encaixe perfeito, mas a verdadeira alma gêmea é um espelho, a pessoa que mostra tudo que está prendendo você, a pessoa que chama atenção para você mesmo para que você possa mudar sua vida. Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam suas paredes e te acordam com um tapa. Mas viver com uma alma gêmea para sempre? Não. Dói demais. As almas gêmeas só entram na sua vida para revelar a você uma outra camada de você mesmo, e depois vão embora".
“...passar um tempo sem falar, é uma tentativa de se desvencilhar do poder das palavras, de parar de nos asfixiar com as palavras, de nos libertar de nossos mantras sufocantes.”
“Imagine que o universo é uma imensa máquina giratória. Você quer ficar perto do centro da máquina – bem no eixo da roda-, e não nas extremidades, onde os giros são mais violentos, onde você pode se assustar e enlouquecer. O eixo da calma fica no seu coração. É aí que Deus reside dentro de você. Então, pare de procurar respostas no mundo. Simplesmente retorne sempre ao centro, e sempre vai encontrar a paz.”
Autor: GILBERT, ELIZABETH
Tradutor: ABREU, FERNANDA
Editora: OBJETIVA
Assunto: BIOGRAFIAS/AUTOBIOGRAFIAS/DIÁRIOS/MEMÓRIAS/CARTAS
ISBN: 9788573028928
Preço: 44,90

Um comentário:

Habitualmente disse...

Boa tarde leitora compulsiva.
Comer, rezar e amar, na minha humilde opinião, é um dos melhores mistos, qual envolve drama, comédia e lições de vida. De maneira simbólica Elizabeth nos diverte e faz pensar em como as possibilidades podem mudar nossos pensamentos, e nossa vida. Sempre brinco que ela e Marian Keyes são as mestres da literatura divertida haha.

Assim como você sou louca por livros, e além de tudo, amo escrever. Acho que há um emaranhado nisso tudo haha
Estou começando a escrever no Habitualmente, espero que goste. =)
Me adc para conversarmos...
habitualmente@hotmail.com
Beijos! :)

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *