Home Ads

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Estação Carandiru

Durante 13 anos, Drauzio Varella trabalhou voluntariamente como médico na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru). E assim nasceu Estação Carandiru. O médico relata a vida precária dos detentos e culmina no grande massacre ocorrido por lá, sabe-se Deus o motivo - até hoje.
A estrutura do livro é toda em forma de "casos" contados pelos presos, conversas que teve com eles e impressões médicas e pessoais dessa vida que, para muitas pessoas, fica em outra dimensão.
Um livro forte, sofrido, mas escrito da forma mais leve que o autor encontrou no meio de tanta loucura e miséria. Percebe-se claramente o alto nível de envolvimento que Drauzio viveu com cada um deles. Uma ótima leitura, certamente.

Alguns trechos mais marcantes:

"Já nas primeiras palestras fiquei surpreso com a consideração que os homens demonstravam por mim. Nas perguntas usavam termos e expressões como "sexo anal", "penetração", "prostituição", "homossexuais" ou "mulheres de cadeia" - jamais uma palavra grosseira, palavrão, nem pensar. Certa ocasião, ao interromper um vídeo da Daniela Mercury para colocar o de AIDS, uns três ou quatro do fundo assobiaram por brincadeira, como fazem os alunos de cursinho. Essa pequena manifestação deu o que fazer para o Waldemar Gonçalves convencer o pessoal que ajudava na montagem do equipamento a não esfaquear os assobiadores. Santão, um mulato musculoso cumprindo dezoito anos por assalto a bancos, que ajudava a montar o equipamento de som, era dos mais revoltados:
- Qual é a desses caras, meu, querer zoar o médico que vem conscientizar os manos do perigo dessa praga e dar uma distração para a coletividade? Eles não estão tirando o doutor, estão tirado nós!"

"Tinha caído a noite quando terminei. O Juliano desceu comigo até o térreo e chamou o funcionário para destrancar a gaiola. O carcereiro veio com um molho de chaves:
- Até essa hora, doutor! Nem sabia que o senhor ainda estava lá em cima. E você, Juliano, já era. Pode subir que eu vou te trancar.
Juliano deu um sorriso estranho e subiu de volta. Saí do pavilhão, cruzei a Divinéia e bati no portão que leva à portaria. Através da janelinha, o porteiro da noite me mediu de alto a baixo.
- Quem é você?
- Sou médico, estava atendendo no Quatro.
Encarou-me outra vez, demoradamente, depois abaixou o olhar na direção da minha calça:
- É o seguinte: vou falar com o plantão, e se ninguém te conhecer, você fica.
- Sou médico, pode perguntar para o funcionário que me abriu a gaiola do Quatro.
- Não é você que vai me dizer para quem devo perguntar. Espera aí.
Desconfiado, olhou fixo os meus olhos e saiu sem pressa na direção da Ratoeira.
Apesar de saber que tudo acabaria esclarecido, o fato de estar do lado de dentro e experimentar a rudeza do contato com aquele que tinha a posse da chave provocou-me certo desconforto, talvez semelhante ao expresso pelo sorriso do Juliano quando ele subiu para ser trancado no xadrez."

"Devagar, aprendi que a cadeia infantiliza o homem e que tratar de presos requer sabedoria pediátrica. Muitas vezes é suficiente deixá-los se queixar ou simplesmente concordar com a intensidade do sofrimento que referem sentir, para aliviá-los. O ar de revolta que muitos traziam para a consulta desaparecia depois que lhes palpava o corpo e auscultava pulmões e coração. No final, não era raro encontrar ternura no olhar deles. A paciência de escutar e o contato do exame físico desarmavam o ladrão."


Coleção: COMPANHIA DE BOLSO
Autor: VARELLA, DRAUZIO
Editora: COMPANHIA DE BOLSO
Assunto: CIÊNCIAS SOCIAIS - SOCIOLOGIA
ISBN: 9788535906400
Preço: 24,00

Um comentário:

http://www.infoenem.com.br disse...

ótima matéria, muito boa mesmo....

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *