Home Ads

quarta-feira, 25 de julho de 2012

o remorso de baltazar serapião

assim mesmo, tudo com letras minúsculas, do início ao fim. deixarei minhas impressões da mesma forma, já que acabei de ler e estou completamente encantada.

valter hugo mãe foi um presente. a querida lu, fã de carteirinha do autor, trouxe-me este livro para que eu o conhecesse um pouco.

o remorso de baltazar serapião ganhou o prêmio literário josé saramago em 2007 e agora preciso procurar suas outras obras. o livro conta a história de baltazar e sua singular família. originalmente de sobrenome serapião, a família ganhou apelido de "os sargas" por causa de sua velha vaca. conta-se a boca miúda em seu povoado de fins de mundo que os filhos do senhor afonso serapião, ou afonso sarga, foram todos concebidos pela vaca da família e não por sua esposa, uma senhora manca, que foi 'escangalhada' por seu marido para que não fosse muito longe e tivesse tentações da carne.

baltazar possui mais dois irmãos: brunilda e aldegundes. a moça cedo foi trabalhar para dom afonso, dono de todas as terras, um verdadeiro senhor feudal, e além das tarefas domésticas ainda era obrigada a servir seu amo na cama. para seu pai, brunilda prostituiu-se, não passando-lhe pela cabeça que aquilo poderia ser forçado. aldegundes é o caçula e um rapazinho com talentos artísticos que se desenvolveram após o trágica desenlace de sua mãe, morta violentamente por seu pai. a partir daí, aldegundes passa a fazer pinturas de sóis e anjos e bichos à procura do céu onde possa encontrar sua mãe.

baltazar é prometido em casamento para a moça mais bela do povoado, ermesinda. ao ser avistada pelo senhor dom afonso, este logo se encanta pela moça e a obriga a visitá-lo todos os dias de manhã. baltazar é consumido pelo ciúme e, como seu pai, vai deixando a moça cada vez mais deficiente, a começar pelas pernas, braços, um olho e a cabeça. ele transfigura sua mulher, mas ainda vê beleza nela, onde todos a veem como um bicho. ele morre de amores por sua esposa, mas o ciúme violento herdado do pai o transtorna e assim ele vive, entre o remorso e a certeza de estar educando-a para o matrimônio como deve ser.

livro de profunda prosa poética. é o primeiro livro de prosa de valter hugo mãe. merecidíssimo prêmio josé saramago.

Autor: MAE, VALTER HUGO
Editora: EDITORA 34
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES
ISBN: 9788573264593
37,00

2 comentários:

JPassaro disse...

Oi, Renata!
Foi pela a Lu que voltei aqui! Quanto tempo! Também por ela, é que me encantei por esse livro e por esse autor. Sensacional, não?
Que legal que você também curtiu bastante!

Beijo

Unknown disse...

Oi, queridão! Adorei sua visita! Tico e teco não te reconheceram, a Lu que me disse que era você! hahaha
Beijos!

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *