quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A garota que você deixou para trás

Quando minha filha me trouxe este livro e disse: "Mãe, lê que você vai adorar", absorvi a máxima "não julgar o livro pela capa", que no caso não era capa, mas sim o título, e peguei para ler. Não, não é a história de uma adolescente (garota) que foi abandonada pelo namorado em pleno baile (que você deixou para trás) que, traumatizada, resolve contar sua história de dor e solidão. Nada disso.

São duas histórias em uma. E com um intervalo temporal de quase um século. A autora, Jojo Moyes, escreveu um bonito romance que gira em torno de um quadro pintado por Édouard Lefèvre, artista francês, para sua bela mulher Sophie, pouco antes de estourar a 1ª Guerra mundial. Quando é convocado a servir, o quadro é a melhor das lembranças de Sophie, que sofre, junto com sua família, a invasão alemã em sua pacata cidade.

Mulher de fibra e coragem, Sophie nem imagina que sua história passará por tantas reviravoltas.

Século seguinte, a viúva Liv Halston vê sua vida absolutamente transformada, revirada e arrasada por causa desse mesmo quadro. A partir daí, as vidas de Sophie e de Liv estarão entrelaçadas de maneira irreversível.

Amor, guerra, muito sofrimento, esperança, dores absurdas, solidariedade, sentido de família, entendimento do outro. Tudo isso em um romance. Adorei, minha filha, obrigada!

Autor: MOYES, JOJO
Editora: INTRINSECA
Postar um comentário