Home Ads

terça-feira, 7 de outubro de 2014

De repente, uma batida na porta

Um livro de contos que você não está acostumado a ver por aí. O autor, Etgar Keret, vai do fantástico ao cotidiano, passando pelo esdrúxulo e surreal numa velocidade que é difícil de acompanhar, literariamente.

O que me chamou atenção neste livro foi, quando vi a capa, tinha uma frase do autor Salman Rushdie, de quem sou fã: "Um escritor brilhante, totalmente diferente de qualquer outro. A voz da nova geração." Minha curiosidade foi maior do que meu interesse menor por um livro de contos, de histórias soltas e descontextualizadas umas das outras. Não que não goste de bons contos, apenas prefiro as histórias mais longas, que me permitem viajar com elas.

Os contos são curtos, porém intensos e profundos, cada um com uma forma diferente de mostrar a essência do autor, mas que está ali, o tempo inteiro, exposta e bem definida. O primeiro trecho escolhi por ser uma espécie de apresentação:

"De todos os meus livros de contos, De repente, uma batida na porta é o mais próximo de meu coração. Porque é o primeiro, e, por enquanto, o único livro que escrevi como um pai. A paternidade é provavelmente a mais incrível e complexa experiência que já tive. Ela preenche cada manhã com medo e esperança, e acrescenta dúzias de pequenas mas comoventes vitórias e derrotas no campo de batalha da sua vida. Mais ainda, o papel de pai, se você respeitá-lo de fato, o força a olhar como se pela primeira vez para si mesmo e suas ações, de um ponto de vista novo, espantado e ligeiramente mais estreito, e a explicar a você e a seu filho este mundo confuso e o porquê de você fazer todas as coisas esquisitas que você faz nele. A maioria dos contos neste livro não está diretamente ligada à paternidade, mas foram todos escritos pelo pai de uma criança curiosa e amada, e por detrás deles está a tentativa de explicar ao meu filho, não menos que a mim mesmo, por que é difícil ser uma pessoa, e por que, diabos, ainda assim o esforço vale a pena."

"..., a vida me parece uma armadilha. Algo em que você entra sem suspeitar, e ela se fecha sobre você. E quando você está dentro, dentro da vida, quero dizer, então não há para onde fugir..."

"Meus olhos começam a se fechar agora. Não só naquele universo, na cama, na floresta, também em outros universos sobre os quais não quero pensar agora. É bom para mim saber que há outro lugar; no coração da floresta, em que adormeço agora feliz."

Autor: KERET, ETGAR
Editora: ROCCO
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - CONTOS E CRÔNICAS

Nenhum comentário:

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *