Home Ads

sexta-feira, 24 de julho de 2009

As boas mulheres da China

Contracapa:

"Entre 1989 e 1997, a jornalista Xinran entrevistou mulheres de diferentes idades e condições sociais, a fim de compreender a condição feminina na China moderna. Seu programa de rádio, 'Palavras na brisa noturna', discutia questões sobre as quais poucos ousavam falar, como vida íntima, violência familiar, opressão e homossexualismo. De forma cautelosa e paciente, Xinran colheu inúmeros relatos de mulheres em que predomina a memória da humilhação e do abandono - casamentos forçados, estupros, desilusões amorosas, miséria e preconceito. Nos relatos do livro, a autora possibilita a essas vozes antes silenciadas revelar provações, medos, esperança e uma capacidade de resistência que as permitiu se reerguer e sonhar em meio ao sofrimento extremo."

Eu digo que Xinran consegue fazer bem mais do que isso. Mais do que dar vozes a essas mulheres anônimas, ela nos toca o coração de forma única, nos faz refletir sobre nossas angústias e sofrimentos ocidentais, sobre diferenças culturais e nos proporciona uma viagem gigantesca a essa China tão peculiar.

Ela vai a povoados distantes da China moderna e ilustra a vida e o coração dessas mulheres, assim como o dela também, pois precisa se mudar para Londres, sozinha com seu filho, para poder publicar este livro, que na China seria proibido e ela presa.

Na primeira vez que o li, não havia uma única página que não me arrancasse lágrimas de dor e solidariedade.

Obrigada, Xinran, pela viagem mega-ultra-continental.

Autor: XINRAN
Assunto: CIÊNCIAS SOCIAIS - SOCIOLOGIA
ISBN: 9788535903263
Preço: 45,50

Um comentário:

Roberta Fraga disse...

Puxa, deve ser emocionante!

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *