sexta-feira, 24 de julho de 2009

As boas mulheres da China

Contracapa:

"Entre 1989 e 1997, a jornalista Xinran entrevistou mulheres de diferentes idades e condições sociais, a fim de compreender a condição feminina na China moderna. Seu programa de rádio, 'Palavras na brisa noturna', discutia questões sobre as quais poucos ousavam falar, como vida íntima, violência familiar, opressão e homossexualismo. De forma cautelosa e paciente, Xinran colheu inúmeros relatos de mulheres em que predomina a memória da humilhação e do abandono - casamentos forçados, estupros, desilusões amorosas, miséria e preconceito. Nos relatos do livro, a autora possibilita a essas vozes antes silenciadas revelar provações, medos, esperança e uma capacidade de resistência que as permitiu se reerguer e sonhar em meio ao sofrimento extremo."

Eu digo que Xinran consegue fazer bem mais do que isso. Mais do que dar vozes a essas mulheres anônimas, ela nos toca o coração de forma única, nos faz refletir sobre nossas angústias e sofrimentos ocidentais, sobre diferenças culturais e nos proporciona uma viagem gigantesca a essa China tão peculiar.

Ela vai a povoados distantes da China moderna e ilustra a vida e o coração dessas mulheres, assim como o dela também, pois precisa se mudar para Londres, sozinha com seu filho, para poder publicar este livro, que na China seria proibido e ela presa.

Na primeira vez que o li, não havia uma única página que não me arrancasse lágrimas de dor e solidariedade.

Obrigada, Xinran, pela viagem mega-ultra-continental.

Autor: XINRAN
Assunto: CIÊNCIAS SOCIAIS - SOCIOLOGIA
ISBN: 9788535903263
Preço: 45,50
Postar um comentário