sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tia Carmem - Negra tradição da Praça Onze


Gente, o que é Tia Carmem?!?!?! Como é fantástico conhecer sua história... e que história! 109 anos, 22 filhos, sabe Deus quantos netos, bisnetos e tataranetos. Ela veio da Bahia, neta de escravos, chegou aos 15 anos no Rio de Janeiro e junto com tantos outros baianos e cariocas, fundaram na Praça Onze o que era conhecido na época como Pequena África.A história de Tia Carmem é contada por sua neta, Yara da Silva, e por conta disso, vem carregada de emoção e carinho, o que dá um toque especial à leitura.
Ela, junto com Tia Ciata e tantas outras "tias" da Praça Onze, fizeram história. Dos quitutes baianos vendidos em seus tabuleiros para sustentar tanta gente, passando pelas festas de candomblé e as rodas de samba de onde saíram os maiores nomes da nossa música.
Entre os fatos e casos da vida de sua avó, Yara mistura fatos históricos interessantes, como a grande quantidade de africanos que praticavam o islamismo e que tiveram grande participação nas revoltas pela libertação.
Sua casa, sempre cheia de festa e alegria permaneceu assim até o final e era o motivo da sua vitalidade.
Livro encantador. Saber que existiu um ser humano tão cheio de vida e amor é sempre reconfortante, nos dá esperança na vida...

Autor: SILVA, YARA DA
Editora: GARAMOND
Assunto: BIOGRAFIAS, DIÁRIOS, MEMÓRIAS E CORRESPONDÊNCIAS
ISBN: 9788576171744
Preço: 35,00
Postar um comentário