Home Ads

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tia Carmem - Negra tradição da Praça Onze


Gente, o que é Tia Carmem?!?!?! Como é fantástico conhecer sua história... e que história! 109 anos, 22 filhos, sabe Deus quantos netos, bisnetos e tataranetos. Ela veio da Bahia, neta de escravos, chegou aos 15 anos no Rio de Janeiro e junto com tantos outros baianos e cariocas, fundaram na Praça Onze o que era conhecido na época como Pequena África.A história de Tia Carmem é contada por sua neta, Yara da Silva, e por conta disso, vem carregada de emoção e carinho, o que dá um toque especial à leitura.
Ela, junto com Tia Ciata e tantas outras "tias" da Praça Onze, fizeram história. Dos quitutes baianos vendidos em seus tabuleiros para sustentar tanta gente, passando pelas festas de candomblé e as rodas de samba de onde saíram os maiores nomes da nossa música.
Entre os fatos e casos da vida de sua avó, Yara mistura fatos históricos interessantes, como a grande quantidade de africanos que praticavam o islamismo e que tiveram grande participação nas revoltas pela libertação.
Sua casa, sempre cheia de festa e alegria permaneceu assim até o final e era o motivo da sua vitalidade.
Livro encantador. Saber que existiu um ser humano tão cheio de vida e amor é sempre reconfortante, nos dá esperança na vida...

Autor: SILVA, YARA DA
Editora: GARAMOND
Assunto: BIOGRAFIAS, DIÁRIOS, MEMÓRIAS E CORRESPONDÊNCIAS
ISBN: 9788576171744
Preço: 35,00

Nenhum comentário:

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *