Home Ads

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Marcas de Nascença

Confesso que este livro me trouxe sensações contraditórias. A escrita é envolvente. A história, cativante e inteligente. A princípio fiquei com aquela sensação do "tudo é culpa das mães". Ao mesmo tempo, não há como negar a vital importância de uma educação equilibrada.
A máxima do livro é: “Um adulto nada mais é do que uma criança que sofreu."
Quatro gerações. Roteiro em ordem cronológica decrescente. Tudo começa na história mais atual.
Um menino de 6 anos narra seus mais profundos pensamentos, mesmo aqueles que não se diz a si próprio.  E a história continua com seu pai, sua avó e bisavó, cada qual com seus problemas, angústias, sonhos.

Um livro polifônico. Um pouco chocante, porque mostra do lado mais lúdico ao mais perverso de uma criança de seis anos.
Provavelmente o lerei mais uma vez, para poder internalizar de forma mais concreta. Acho que flutuei nas quatro histórias, às vezes impressionada, às vezes emocionada.
Uma leitura que vale muito a pena.
Um trecho da quarta capa:
"Partindo de uma ideia singela e genial, a escritora conta a história de uma família marcada pelo desenraizamento, pelo dilaceramento da guerra e pela busca de identidade. E o faz de uma maneira originalíssima: por meio do olhar infantil, inocente e perspicaz de quatro crianças, numa narrativa que viaja por vários pontos do planeta, começando na Califórnia do ano de 2004 e terminando na Alemanha que, entre 1944 e 1945, está em vias de perder a guerra. Do garoto californiano no início do século XXI à menina alemã dos anos 1940, pouco há em comum além de uma marca de nascença hereditária. Mas, à medida que a narração avança, fica claro que há muito mais a unir os membros de uma família além dos laços meramente sanguíneos...
Nancy Huston, com seus personagens cativantes e profundamente humanos, seu olhar agudo de observadora, sua noção penetrante do detalhe, sua sabedoria e seu conhecimento do mundo, faz a crônica dessa família parecer uma sinfonia de dor e de compreensão sobre toda a humanidade. Entre passado e presente, Velho e Novo Mundo, no entrecruzamento da História com as histórias individuais, a autora demonstra um domínio narrativo como poucos nomes da literatura universal.
Um livro atualíssimo, comovente, bem-humorado, perturbador, depois do qual o leitor não será mais o mesmo. Contra a barbárie eleva-se este desconcertante e reparador romance no qual, com amor e fúria, Nancy Huston faz uma ode à memória, à lealdade, à resistência e ao entendimento entre os homens.
"

Autor: HUSTON, NANCY
Tradutor: HEINEBERG, ILANA
Editora: L&PM EDITORES
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES
ISBN: 9788525417084
Preço: 39,00

Nenhum comentário:

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *