terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Teatro dos lírios

Por Bruna Bonfeld:

Teatro dos lírios é uma pérola da literatura chinesa, da autora Lulu Wang. Recomendo para quem gosta de uma literatura romântica que foge completamente dos padrões esperados. 

Lian, a personagem principal, é uma menina sensível e inteligentíssima que vive o auge da Revolução Cultural de Mao Tse-Tung, chegando inclusive a ir para um dos campos de reeducação para os "burgueses intelectuais capitalistas" com sua mãe, uma professora universitária de História. O livro é relativamente autobiográfico pois a autora também chegou a ir para um desses campos com sua mãe quando era criança. Além disso, Lian tem uma relação de amor e amizade profunda com Kim, uma menina da terceira casta que estuda na mesma escola que ela antes e posteriormente ao campo, que tem uma realidade social completamente diferente da sua, garota da primeira casta. 

O livro é uma crítica muito inteligente ao comunismo, mistura romance, amizade, relações parentais em uma China de um determinado período histórico. Muito bem escrito, nos transporta, nos envolve e nos faz enxergar para além da nossa própria realidade. 


Com certeza é um dos livros mais fantásticos que eu já li em toda a minha vida. Espero ler outro livro desta autora.
Ufa! rs


Autor: WANG, LULU
Editora: RECORD
Assunto: Literatura Internacional - Romance
Postar um comentário