Home Ads

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Eu queria um livro...

(Antologia de contos e cenas livrescas)

Inicialmente, este livro viria a público com o título "Eu queria um livro... mas não lembro o título, esqueci o autor e não sei qual é a editora". Imagino que realmente ficaria muito extenso e aí mesmo é que os leitores se atrapalhariam ao perguntar por ele nas tantas livrarias existentes em nosso país.
Ao nos depararmos com ele, vemos na superfície mais um livro de contos contemporâneos de artistas brasileiros. Mas ele é mais do que isso. São dezessete autores-livreiros. Pessoas que trabalham a semana inteira em prol de uma cultura tão difícil de ser absorvida: a literatura.
Os contos são deliciosos, escritos de forma sensível e exata. As cenas livrescas são emocionantes e divertidas. Entre os autores, dos quais três são queridos amigos "travessos", da época em que eu também passava meus dias com tantas estantes maravilhosas ao meu redor, falam do ofício com muito amor.

Um trecho para dar água na boca. A cena trata de uma cliente ansiosa, à procura de um livro praticamente esgotado. A narração é de um sensível livreiro e querido amigo.

"Eu sabia que tínhamos o que ela procurava, ela só estava procurando no lugar errado. Ficou tão presa em sua timidez que se esquecia de adentrar mais a loja, perceber mais os espaços, integrar-se mais ao ambiente, fazer amizade com os livros. Confiar. Eles falariam o caminho. Sempre falam.
Assim como falam das pessoas. [...] Os livros, no fundo, sabem com quem vão ficar. E é nosso papel como livreiros fazer esta entrega, esta transição para as mãos daqueles que serão seus novos donos. Esse é o lado romântico da parceria livro-livreiro: está mais para doação do que para venda."

Os autores ganharam um prefácio de Rubem Fonseca, onde ele diz:
"Eu nunca faço prefácios ou escrevo orelhas de livros, nem mesmo para os meus amigos. Mas não consegui negar o pedido para escrever a orelha de uma antologia de contos escritos por livreiros."

O mundo dos livros é mágico. Fazer parte dele ativamente, conhecer a fundo autores, tipos de literatura, dos clássicos aos modernos, é o mesmo que viver sempre dentro da magia. É fantástico. Por isso me sinto tão feliz de fazer parte, de alguma forma, desse mundo.

Organizador: MULLER, LEANDRO
Editora: AGIR
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA
ISBN: 9788522011926 
Preço, 24,90

Nenhum comentário:

Recent in Food

FlatBook

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *