Por Bruna Bonfeld
Eric Arthur Blair, com o pseudônimo de George Orwell, nos conta sobre "A Revolução dos bichos", uma obra literária em forma de fábula, sobre bichos que, cansados da tirania dos humanos, que os maltratava e inferiorizava, resolvem fazer uma revolução, em busca da autonomia de todos os animais.
Essa revolução, prevista pelo sábio e respeitado porco da Granja do Solar de fato acontece e os bichos saem vencedores. Entretanto, o lema "duas pernas ruim, quatro patas boas" é substituído por "alguns animais são mais iguais que outros".
O livro é uma crítica ferrenha ao ideal comunista. Crítica ferrenha e inteligente, para fácil compreensão de que a busca e a sede pelo poder sempre ocorrerá.
Apesar de poder ser lido por um público leigo, o livro privilegia aqueles que têm algum conhecimento histórico sobre Revolução Russa.
Autor: ORWELL, GEORGE
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES
2 comentários:
Eu acredito o Orwell deixou escapar um elemento,O MAIS IMPORTANTE,que é:
Deixar todo o poder na mão de um só grupo de individuos(Partido Comunista)permite que esse grupo faça oque bem quiser sem nenhuma oposição significativa que os coloca em cheque,limitando o poder dos individuos envolvidos.
A solucão marxista a desigualdade,isso é,o Estado impôr uma falsa igualdade entre individuos só gera corrupção,estagnação e fome.Um governo saúdavel apresenta certa decentralização que gera ferrenha oposição fazendo com que erros sejam corrigidos e questões disputadas e não impostas.
-GARCIA
*Acredito que o Orwell
-GARCIA
Postar um comentário