quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Véu

E aí a gente pensa que o autor se satisfez com uma obra de impacto e suspense na medida, não é? Não. Mais uma vez Luis Eduardo Matta se supera em ritmo, suspense e rapidez de raciocínio. A história viaja do Rio de Janeiro à Arábia Saudita e fala, entre outras coisas, da polêmica vida da mulher muçulmana.

Lourenço Monte Mor cria uma obra intrigante e encantadora ao mesmo tempo, em que retrata uma mulher muçulmana nua, com apenas um transparente véu islâmico a lhe cobrir o corpo e o rosto.

O quadro é motivo de polêmica entre os religiosos mais radicais e, após sua primeira exposição, começam a ocorrer mortes e atentados. Seu criador, Lourenço, é assassinado de maneira drástica e todos acreditam que o quadro incendiara com tantos outros. A família, porém, consegue escondê-lo por bastante tempo.

Araci Quintanilha, tia de Lourenço e proprietária de uma tradicional casa de leilões resolve leiloar O Véu em um evento que atrairia a nata da sociedade carioca. A partir daí começa a reviravolta em sua vida e de sua família, bem como de pessoas ao redor do mundo, de Teerã à Europa, inclusive o assassinato de Abu al-Horiah, líder de uma organização iraniana.

A palavra texto vem do latim (textu) e significa "tecido, entrelaçamento". Foi tudo o que consegui pensar a respeito de O Véu. O autor se apropriou desse significado de texto para criar uma teia de histórias, vidas, mistério, religiosidade, mundo.

Belíssimo livro. Aos aficionados por suspense, link para livraria virtual.

Autor: MATTA, LUIS EDUARDO
Editora: PRIMAVERA EDITORIAL

Postar um comentário